Viver Bem
01 de agosto de 2019
Dicas e curiosidades sobre o Aleitamento Materno
Dicas e curiosidades sobre o Aleitamento Materno

Agosto é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação pode evitar problemas fonoaudiológicos, de respiração, audição, deglutição e psicomotoras. Portanto, o “Agosto Dourado”, visa conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.

Curiosidades

Como preparar as mamas durante a gestação para prevenir as fissuras?

É importante que os mamilos sejam expostos diariamente ao sol de 10 a 15 minutos. Além disso, não é recomendado utilizar toalhas e bucha vegetal para friccioná-los. Os aparecimentos das fissuras acontecem por conta de erros na hora de amamentar o filho e não porque a pele da região é fina. Quando o problema surge, os melhores remédios para cicatrização são o próprio leite e banhos de sol (antes das 10h e depois das 16h).

O bebê deve mamar logo após o nascimento

O bebê deve ser colocado para sugar logo após o parto. Ele, provavelmente, não suga muito bem, mas essa primeira mamada ajuda na produção dos hormônios prolactina e ocitocina, importantes para a produção e ejeção do leite materno.

Para a produção e liberação do leite materno é necessária a sucção frequente no seio

A sucção no seio é o melhor estímulo para que o sistema nervoso materno libere os 2 hormônios responsáveis pela amamentação: a prolactina e a ocitocina. A prolactina é o hormônio responsável pela produção do leite pelas glândulas mamárias. A ocitocina promove a contração dos ductos lactíferos e então o leite armazenado é liberado para a sucção.

A ansiedade, medo e o estresse interferem na sua secreção, inibindo, consequentemente, a sua ação.

Porque o leite das primeiras mamadas é tão diferente?

O primeiro leite produzido logo após o nascimento é chamado de colostro, produzido a partir da 16º semana de gestação, até a chegada da apojadura, tem a cor amarelada. É muito rico em nutrientes e permite à saciedade do recém-nascido, mesmo em pequena quantidade. Além de ser mais adequado para os primeiros dias, funciona como uma vacina, já que é rico em anticorpos que protegem a criança.

Número de Mamadas

Recomenda-se que a criança seja amamentada SEM RESTRIÇÕES de horários e de tempo de permanência na mama. É o que se chama de AMAMENTAÇÃO EM LIVRE DEMANDA. Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com frequência e sem horários regulares. Em geral, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de oito a 12 vezes ao dia. Muitas mães, principalmente as que estão inseguras e as com baixa autoestima, costumam interpretar esse comportamento normal como sinal de fome do bebê, leite fraco ou pouco leite, o que pode resultar na introdução precoce e desnecessária de suplementos.

“Pega correta”

Durante a mamada, o bebê deve abocanhar não apenas o mamilo mas grande parte da aréola (parte escura da mama); os lábios superiores e inferiores devem ficar virados para fora “Boquinha de peixe”; O lábio inferior toca a mama e o nariz do bebê fica liberado, a bochecha enche quando suga o leite, e o seu corpo deve estar virado para o da mãe.

“Pega incorreta”

Bochechas do bebê encovadas a cada sucção; Ruídos da língua; Mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada; Mamilos com estrias vermelhas, áreas esbranquiçadas ou achatadas quando o bebê solta a mama; Dor na amamentação.

Como manter a amamentação após a volta ao trabalho?

Antes da volta ao trabalho:

Praticar a extração do leite do peito;

Iniciar estocagem de leite 15 dias antes;

Orientar quem vai cuidar do bebê a alimentá-lo com xícara/copinho (praticar).

Após a volta ao trabalho:

Extrair e armazenar leite;

Dar o peito quando estiver com o bebê (manhã, noite e dias de folga);

Esvaziar as mamas no trabalho;

Evitar usar mamadeira.