Saúde
28 de março de 2019
Gripe?! Tô fora. Vacine-se!
Gripe?! Tô fora. Vacine-se!

A gripe pode parecer uma doença inofensiva, porém não é! Só no primeiro semestre de 2018 foram registradas 839 mortes no Brasil, um aumento de 194% em relação ao mesmo período de 2017, quando o número de óbitos foi de 285. Os dados são da Secretária de Vigilância do Ministério da Saúde.

A gripe é um dos grandes desafios da saúde, pois afeta todos os países. Sendo assim, todas as medidas de controle e prevenção devem ser adotadas. Hoje a mais eficaz é a vacinação, juntamente com medidas de precaução. A doença é causada pelo vírus influenza e transmitida por meio de gotículas expelidas pela pessoa infectada ao falar, espirrar ou tossir. Quando você respira essas partículas, você pode pegar a doença.

Quem pode tomar a Vacina?

A partir dos 6 meses de idade todas as pessoas podem ser vacinadas anualmente. São considerados grupos de risco e prioritários na vacinação: gestantes e mães no pós e pós-parto (até 45 dias), crianças até 5 anos, portadores de doenças crônicas como: Diabetes, Obesidade Grau III, Doenças Respiratórias Crônicas, Doenças Cardíacas e pessoas acima dos 60 anos. Lembrando que para essas pessoas a vacina é distribuída pela rede pública.

A vacina dá gripe?

Essa é uma dúvida de todas as pessoas, a vacina não dá gripe. Ela é feita de vírus inativados, ou seja, não transmite a doença. O que acontece que ela é aplicada em uma época em que há muitos vírus respiratórios circulando, assim as pessoas ficam doentes e colocam a culpa na vacina, mas certamente a doença que se manifestou foi provocada por outros vírus que não os contidos na vacina.

Como se prevenir da Gripe

  • Evite o contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
    • Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel;
    • Evite tocar a boca, nariz e olhos;
    • Limpe e desinfete superfícies que podem estar contaminadas, como mesa e corrimão;
    • Mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física;
    • Se sentir os sintomas da doença (febre, calafrio, dor de cabeça, tosse, dor de garganta, ou outros sintomas) procure um serviço de saúde;
    • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
    • Mantenha os ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas.