Viver Bem
11 de fevereiro de 2019
Grupo Amor Pleno realiza mesa redonda sobre tipos de parto e puerpério
Grupo Amor Pleno realiza mesa redonda sobre tipos de parto e puerpério

Durante o encontro mães relataram suas experiências em relação ao parto

Na última quinta-feira, 07, o Grupo Amor Pleno, coordenado pelo Viver Bem da Unimed Andradina, realizou uma mesa redonda para debater sobre os tipos de parto e puerpério. O evento contou com a participação das mães Thais Fugiyama e Stefânia Bortolaia, que relataram suas experiências no momento do parto. O encontro também teve a participação da enfermeira obstetra Sandra Chagas, e equipe do Viver Bem, Laís Calvoso, psicóloga e Alessandra Soares, enfermeira.

A reunião teve depoimentos das mães, relatando as particularidades de cada parto (já que uma delas fez parto normal e a outra cesariana), além de ressaltar a importância do acompanhante, preparação física e emocional, auxílio do grupo de gestantes e a visita domiciliar do Viver Bem. “Hoje é um dia de compartilhar experiências e auxiliar as futuras mamães. Sabemos o quanto a decisão sobre o parto e outros detalhes deste momento preocupa as futuras mamães e papais. Por isso, estamos aqui, para dar apoio e esclarecimentos a todas”, explicou a enfermeira, Alessandra Soares.

De acordo com a psicóloga, Laís Calvoso, o acompanhante tem um papel fundamental no período do parto, “tivemos a oportunidade de ouvir um papai, ele descreveu toda a emoção sentida e como foi importante uma preparação psicológica junto ao grupo. Ficamos felizes em saber que os aprendizados são levados adiante”.

No encontro a enfermeira obstetra, Sandra Chagas, salientou algumas rotinas da maternidade da Santa Casa de Andradina e explicou sobre as diferenças do parto normal e cesárea, além do período puerperal.