Viver Bem
15 de agosto de 2019
Grupo Amor Pleno se reúne para palestra sobre Aleitamento Materno
Grupo Amor Pleno se reúne para palestra sobre Aleitamento Materno

Os encontros ocorrem uma vez ao mês e é coordenado pelo Viver Bem da Unimed Andradina

Nesta quarta-feira, 14, o Grupo Amor Pleno – Gestantes, coordenado pelo Viver Bem da Unimed Andradina, se reuniu para uma palestra sobre Aleitamento Materno. Entre os principais temas abordados estiveram: ordenha manual e elétrica, armazenamento, retorno ao trabalho, acessórios para amamentação e formas de ofertar o leite.

De acordo com a enfermeira e consultora em aleitamento materno, Alessandra Pereira, o assunto muitas vezes é encarado de forma errônea, assuntando as futuras mamães. “É normal sentirmos receio, é algo novo, nunca experimentado. Porém, existem algumas técnicas que aliviam possíveis desconfortos e ajudam a tornar esse momento ainda mais especial”.

Um dos assuntos mais debatidos foi a livre demanda, onde a criança é amamentada sem restrições de horários e tempo de permanência na mama. “Nos primeiros meses, tanto o bebê quanto a mãe passam por uma adaptação, portanto, não é indicado regular mamadas. Sempre que a criança sentir necessidade é importante que seja amamentada. Em geral, um recém-nascido, que é alimentando apenas pelo leite materno, mama de oito a doze vezes ao dia”, explicou Pereira.

Outro ponto bem interessante é necessidade da ordenha no período de apojadura, evitando alguns problemas para a mamãe. “Não realizar esse processo pode contribuir com o Ingurgitamento mamário, mastite, e a diminuição da produção de leite”, finalizou a enfermeira Alessandra.