Viver Bem
04 de agosto de 2020
O impacto da pandemia na saúde mental
O impacto da pandemia na saúde mental

Uma das principais queixas das pessoas, durante a pandemia COVID-19, está sendo a perda de liberdade causada pelo isolamento social, a mudança de rotina, ausência de contato físico e a solidão, que tem trazido consequências difíceis para muitas pessoas. Esse é o momento de nos atentarmos a nossa saúde mental e dar a ela a atenção merecida.

Com a pandemia tem aumentado o número de pessoas com sintomas de sofrimento mental. “Os mais comuns são: depressão, ansiedade, tendência ao suicídio, insônia, estresse aumentado, uso de substâncias tóxicas, preocupações e medos excessivos, irritabilidade constante, aumento da sensibilidade, piora nas reações psicológicas (confusão, medo, raiva, medo de adquirir doenças, frustração, aborrecimento e tédio)”, concluiu a psicóloga da Unimed Andradina, Laís Calvoso.

Para ajudar neste momento, a psicóloga, separou algumas dicas de como manter a saúde mental:

- Evite excesso de informações para não aumentar os níveis de estresse e de ansiedade;

- Use a tecnologia em seu favor para diminuir o impacto do distanciamento físico;

- Se ocupe com coisas que promovem o bem-estar, nesse momento a criatividade e o autoconhecimento são fundamentais para deixar os dias mais leves, portanto aproveite para descobrir hobbies e habilidades;

- Mantenha uma rotina diária mesmo que adaptada ao momento, como ter horário pra dormir e acordar, horário para as refeições, não ficar com pijama o dia todo e respeitar os horários para fazer as atividades programadas para o dia. Lembre-se, a rotina traz sensação de controle e isso promove segurança e conforto emocional;

- Cuide do sono e procure atividades que promovam relaxamento;

- Use o tempo a seu favor, realize as atividades com mais calma e aproveite para resgatar os laços entre você e seus familiares.