Viver Bem
10 de outubro de 2019
Obesidade, fique de olho na balança!
Obesidade, fique de olho na balança!

A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 19,8% da população brasileira está obesa. Isso É um aumento de 67,8% nos últimos 13 anos. A obesidade é um fator de risco para uma série de doenças como: as cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2, câncer, entre outras. Muitas são as causas do problema, sendo elas: patrimônio genético, maus hábitos alimentares e, até mesmo, alguma disfunção endócrina.

Hábitos Saudáveis

Para controlar a obesidade é preciso ter consciência sobre a necessidade de uma boa alimentação, deixando de lado comidas gordurosas. É preciso também o acompanhamento de um profissional qualificado. Confira algumas dicas:

Tenha uma vida ativa

O sedentarismo é um dos fatores de risco para a obesidade, principalmente para quem já tem predisposição genética. Faça atividade física.

Mude seus hábitos alimentares

A alimentação é papel fundamental para a manutenção do peso e prevenção da obesidade. Mantenha uma dieta equilibrada, dando preferência para frutas, verduras, legumes alimentos integrais, carne magra, entre outros.

Controle o seu peso

Faça um acompanhamento semanal do seu peso, se perceber que está ganhando alguns quilinhos extras, mude alguns hábitos para perdê-los.

Faça acompanhamento médico

Fazer o check-up com o seu médico todo ano colabora na prevenção da obesidade. Realize consultas e exames para verificar se o seu organismo está funcionando em perfeito estado, isso ajuda a precaver o surgimento de futuros problemas de saúde.