Viver Bem
06 de setembro de 2019
Programa Casais Grávidos tem palestra sobre Cuidados com o Bebê
Programa Casais Grávidos tem palestra sobre Cuidados com o Bebê

Papais também receberam orientações sobre saúde bucal e tabagismo

Nesta quarta-feira, 04, a equipe do Viver Bem, da Unimed Andradina, esteve reunida com os futuros papais que participam do Programa Casais Grávidos, oferecido aos beneficiários da cooperativa. O evento teve como tema “Os Cuidados com o Bebê”.

Dentre os assuntos abordados estavam, os cuidados com o coto umbilical e higiene íntima, troca de fraldas, triagem neonatal, posição para dormir entre outros. “Hoje foi o dia de tirar todas as dúvidas dos papais sobre esses cuidados que devem ser dispensados aos bebês, deixamos todos bem à vontade para perguntar e esclarecer sobre o assunto”, concluiu a enfermeira, Alessandra Soares.

Além disso, ainda foram repassadas orientações sobre saúde bucal em todas as fases da vida, e o risco de beijar o bebê na boca. “Existem diversas maneiras de demonstrar seu carinho, no entanto o beijo na boca, assim como assoprar ou provar a comida antes do bebê pode transmitir bactérias causadores da cárie e outras doenças”, ressaltou a enfermeira.

Outro ponto destacado foi sobre os malefícios causados pelo fumo durante a gravidez. “O tabagismo é responsável por 20% dos casos de fetos com baixo peso ao nascer, 8% dos partos prematuros e 5% de todas as mortes perinatais, além de contribuir para síndrome da morte súbita do bebê e alterações em seu desenvolvimento do sistema nervoso central”, finalizou Alessandra.

Todos os papais foram orientados sobre a parceria da Unimed Andradina com Clínicas de Vacinação e também a importância da mesma para a gestante e bebê.

Triagem Neonatal

Teste do Pezinho: Para realizar o teste do pezinho, a família deve levar o recém-nascido a uma unidade básica de saúde entre o 3° e o 5° dia de vida. É fundamental ter atenção a esse prazo.

Teste do Olhinho: O exame é realizado nas maternidades até a alta do recém-nascido. A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce.

Teste Orelhinha:O exame é feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê e identifica problemas auditivos no recém-nascido.

Teste Coraçãozinho: Todo bebê tem direito de realizar o teste de coraçãozinho ainda na maternidade, entre 24h a 48h após o nascimento. O teste é simples, gratuito e indolor.

Programa Casais Grávidos

Se você é beneficiário Unimed Andradina e quer fazer parte do Programa Casais Grávidos entre em contato com o Viver Bem pelo telefone: 18 3702 4000 ramal 4040 ou 4031 ou pelo WhatsApp 18 98141 0405