Viver Bem
27 de setembro de 2019
Psicóloga do Viver Bem da Unimed Andradina ministra palestra na ETEC
Psicóloga do Viver Bem da Unimed Andradina ministra palestra na ETEC

Mais de 90 alunos participaram do encontro que teve suicídio como tema

Na última quinta-feira, 26, a psicóloga da Unimed Andradina, Laís Calvoso, continuou sua jornada de orientação e prevenção ao suicídio. Na oportunidade, mais de 90 alunos da ETEC “Sebastiana Augusta de Moraes” participaram de uma roda de conversa com a profissional e aprenderam, principalmente, a identificar uma pessoa potencialmente suicida e como ajudá-la.

Só no mês de setembro, destinado a prevenção do suicídio, a psicóloga participou de 6 eventos sobre o tema. “É importante que as instituições e empresas estão tendo a proatividade em abrir as portas para essa discussão. Felizmente, hoje temos pessoas capacitadas para falar sobre o assunto e, consequentemente, conceituar outros indivíduos na luta contra esse problema”, disse Laís.

Na ETEC, Calvoso, falou sobre automutilação e suicídio na adolescência, alertando os jovens para os sinais iniciais. “Infelizmente o suicídio é a segunda causa de morte no planeta entre pessoas de 15 a 29 anos. Um problema que podemos amenizar com conscientização, humanização e, principalmente, amor ao próximo”.

Os alunos tiveram uma participação ativa na palestra, trazendo à tona vivências, experiências e conhecimentos sobre o assunto. “A ideia era propor um encontro de mão dupla, onde passaríamos alguns conceitos, mas também ouviríamos os estudantes. Até porque, é um tema que gera muita dúvida e curiosidade”, finalizou a psicóloga da Unimed Andradina.

No final do encontro os alunos presentearam a psicóloga, Laís Calvoso, e a técnica de enfermagem do Viver Bem, Maria Madalena, com flores e certificado de participação.