Viver Bem
11 de junho de 2019
Uma dose pela vida!
Uma dose pela vida!

Um assunto que nunca sairá de moda é a importância da imunização, independente da época o tema é sempre atual. O popular, “melhor prevenir do que remediar” nunca esteve tão em alta, muitas doenças já deixaram de ser um problema de saúde pública em nosso país por causa da vacinação. Exemplos são: poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche.

Importância da Vacinação

Com a vacinação existe a redução de casos de doenças infeccionas, sendo assim a transmissão é diminuída e, consequentemente, cai o número de hospitalizações; redução de gastos com medicamentos; redução da mortalidade e erradicação de doenças.

Como o nosso corpo reage a vacina?

Quando somos vacinados, apresentamos ao nosso corpo um antígeno, que até então era desconhecido. Com isso, nosso corpo passa a produzir anticorpos contra ele, o que no primeiro momento acontece lentamente. Além dessa produção, o organismo produz células de memória, ou seja, células que, ao serem expostas novamente ao mesmo antígeno, serão capazes de produzir anticorpos mais rapidamente.

Em virtude da presença de células de memória, uma pessoa vacinada consegue que seu sistema imune atue de maneira mais rápida, evitando que a doença se desenvolva. Assim sendo, a vacina atua como um agente preventivo, devendo ser utilizada antes do contágio. Ela é considerada uma forma de imunização ativa, pois estimula nosso organismo a produzir substâncias de defesa.

Mitos e Verdades sobre a vacinação

As vacinas causam efeitos colaterais?

VERDADE. Toda vacina pode provocar reações indesejáveis, como manchas e coceira na pele, inchaço nos lábios e nas pálpebras, dificuldade para respirar, dor ou inflamação no local da aplicação. Diante de qualquer sintoma anormal, procure um médico.

Doenças não tão severas, como a catapora, a vacinação não é necessária?

MITO. Todas as doenças infeccionas que podem ser prevenidas por vacinação são potencialmente graves, com hospitalizações, sequelas ou óbitos.

Pessoas com alergia a ovo não devem tomar vacina da gripe?

VERDADE. No processo de produção dessas vacinas existe uma etapa em que os vírus crescem em ovos embrionados e isso pode levar partes proteicas dos ovos para a vacina.

Tomar a mesma vacina duas vezes não faz mal?

VERDADE. Se você não lembra se foi imunizado contra alguma doença ou perdeu sua carteira de vacinação, recomenda-se procurar um centro de imunizações.