Viver Bem
08 de agosto de 2019
Unimed Andradina realiza palestra sobre o aleitamento materno em alusão ao Agosto Dourado
Unimed Andradina realiza palestra sobre o aleitamento materno em alusão ao Agosto Dourado

Palestra orientou as futuras mamães como é o processo de amamentação

Os participantes do programa para casais grávidos, Amor Pleno, da Unimed Andradina, participaram ontem, 07, na sede da cooperativa, da palestra sobre Aleitamento Materno, ministrada pela enfermeira e consultora sobre o assunto, Alessandra Pereira, com participação da psicóloga, Laís Calvoso.

O aleitamento materno é um processo fisiológico, natural que constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o bebê. Mas para que esse processo aconteça de forma confortável e prazerosa, o casal precisa estar informado sobre esse período. “Nesse encontro trouxemos para os casais, orientações sobre a importância do colostro na criação da imunidade do bebê, e também, quando o leite começa a descer a chamada fase de apojadura, que acontece do 3º ao 7º dia após o nascimento. Dissemos que um certo desconforto é normal, devido as mamas aumentarem de tamanho e ficarem mais doloridas, mas que existem algumas técnicas que minimiza esse incômodo, como realizar a ordenha manual antes do bebê iniciar sua mamada, assim a mamãe sentirá mais conforto e o bebê conseguirá fazer a pega correta, pois se as mamas estiverem muito cheias o bebê encontrará dificuldades para realizar a sucção e a mamãe sentirá um desconforto maior”, concluiu Alessandra.

Além disso, as mães e os pais receberam orientações sobre o melhor posicionamento para as mamadas. “A melhor posição é a que a mamãe e o bebê se sintam confortáveis, é importante também variar, para evitar que o bebê só realize compreensão em uma determinada área da mama e assim não ocasionar as temidas fissuras”, disse a enfermeira.

Mesmo a futura mamãe conhecendo todas as técnicas de amamentação é preciso ter uma rede de apoio, muitas vezes, a falta dela é um dos pontos que interferem nessa questão. “É extremamente importante que a família e os amigos apoiem a mãe, proporcionando uma situação favorável para que ela consiga amamentar de forma tranquila. Eles também podem ajudar nos afazeres domésticos para que ela possa alimentar o seu filho com calma. Como propor lavar a louça e trazer uma comida quentinha são algumas medidas que auxiliam e muito a nova mamãe”, finalizou a consultora em aleitamento materno.