Viver Bem
01 de outubro de 2019
A melhor idade precisa de cuidados especiais
A melhor idade precisa de cuidados especiais

Com o aumento da expectativa de vida é necessário também o acompanhamento para a melhoria da qualidade de vida, para que o envelhecimento seja positivo e saudável. Quando abordamos o cuidado com o idoso é, imprescindível, levar em conta a atenção especial dos familiares ou cuidador profissional, pois as pessoas de mais idade são vulneráveis a determinadas situações e tarefas do cotidiano.

É importante estar atento, principalmente, a alimentação, atividade física, controle de medicamentos, segurança, visitas ao médico e vida social. Por mais independente que o idoso seja. Ter um estilo de vida saudável, cuidar constantemente do corpo e mente são importantes em todos os estágios da vida. Se você acha que a velhice é empecilho para correr atrás do tempo perdido, engana-se. A prática de atividades físicas aliada a uma alimentação saudável, a abstinência do fumo e do álcool e ao uso de medicamentos receitados pelo médico, podem prevenir doenças e o declínio funcional, aumentando a longevidade e a qualidade de vida.

Prevenção de Quedas

Segundo a Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia, 80% dos acidentes com idosos acontecem em casa. E para que isso seja evitado são necessárias algumas alterações no estilo de vida e adaptação da casa: usar sapatos fechados, bem adaptados ao pé e com sola antiderrapante, evitando andar de chinelo ou descalço; não usar roupa comprida ou larga para evitar tropeçar; fazer atividade física e exercícios de alongamento para manter os ossos e músculos ativos e manter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D.

Já na casa é necessário melhorar a iluminação, remover tapetes e objetos que atrapalham a movimentação e é importante colocar barras de segurança no imóvel, principalmente no banheiro, dando mais equilíbrio e segurança na hora do banho.