Viver Bem
29 de setembro de 2019
A saúde do seu coração merece atenção!
A saúde do seu coração merece atenção!

No Brasil as doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes registradas. Entre as principais causas estão o infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e a morte súbita. Por isso, os cuidados com a saúde do coração estão diretamente ligadas a fatores comportamentais e hábitos que podem ser incorporados no dia a dia como: uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, consumo moderado de açúcar e sal, uma boa noite de sono e controle do estresse.

Outro fator agravante para doenças do coração é o tabagismo, responsável por deixar o órgão mais vulnerável ao acúmulo de gordura nas artérias, além de interferir no mecanismo de contração e relaxamento, o que resulta numa maior dificuldade de circulação sanguínea.

A saúde bucal e a doença cardíaca também estão ligadas pela disseminação de bactérias, que entram pela boca e vão até outras partes do corpo pela corrente sanguínea. Quando essas bactérias alcançam o coração elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação. Isto pode resultar em doença como a endocardite; uma infecção do revestimento interno do coração. Outros problemas cardiovasculares como a aterosclerose (artérias entupidas) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) também estão ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais. Pacientes com problemas crônicos como gengivite ou doença periodontal avançada têm maior risco de desenvolver doença cardíaca causada por saúde bucal precária, principalmente se ela não for diagnosticada e tratada.