Viver Bem
31 de outubro de 2022
Amar-se por inteiro é cuidar-se por inteiro!
Amar-se por inteiro é cuidar-se por inteiro!

O câncer de mama acomete, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, mais de 66.280 mulher por ano, o que representa 29,7% de todos os tipos de câncer na população feminina. O número, além de muito alto, é alarmante, já que a prevenção e detecção precoce são fortes aliados para a diminuição da taxa de acometimento e mortalidade de mulheres pelo câncer de mama.

O problema pode ser rastreado precocemente com a conscientização e realização da mamografia, recomendada para mulheres acima de 40 anos ou com idade inferior, quando já ouve casos da doença na família. O papel do exame é ajudar a identificar o câncer de mama antes do surgimento dos sintomas, período em que seu desenvolvimento já pode estar avançado, diminuindo as chances de cura e aumentando complicações para o tratamento.

Outra forma de prevenção é o autoexame das mamas, que consiste na mulher observar e apalpar seus seios, com o intuito de encontrar algum sinal do câncer, como nódulos, alterações visuais, de temperatura, textura e consistência.

Você pode começar se olhando no espelho com os seios à mostra, então levante os braços, depois coloque as mãos na cintura e faça força, assim como também é possível observá-los com os braços relaxados. O segundo passo é apalpar as mamas de maneira cuidadosa e em formatos circulares, para averiguar toda a região. Além disso, consulte sempre o seu ginecologista para a realização de seus exames preventivos ou quando detectar algo em seu corpo.