Viver Bem
19 de novembro de 2022
Não tenha vergonha de se cuidar!
Não tenha vergonha de se cuidar!

Cuidar da saúde é um hábito que deveria ser adotado por todas as pessoas, independentemente do gênero, porém com os homens, o assunto costuma ficar em segundo plano.

Em geral, o público masculino busca ajuda médica somente quando percebe sintomas graves em seu organismo, o que retarda o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento e resolutividade.

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a expectativa de vida do homem é cerca de 7 anos a menos que a mulher, e um dos grandes motivos é, simplesmente, a negligência masculina em relação a própria saúde.

Por isso, a adoção de hábitos saudáveis, consultas regulares ao médico, check-ups anuais, são extremamente importantes quando lidamos com a saúde.

Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos de risco.

O rastreamento é feito de duas formas, por meio do toque retal ou do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado para a investigação de sintomas como:

- Dificuldade de urinar;

- Diminuição do jato de urina;

- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;

- Sangue na urina.

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.