Viver Bem
29 de maio de 2019
Psicóloga da Unimed Andradina ministra palestra sobre Bullying
Psicóloga da Unimed Andradina ministra palestra sobre Bullying

O tema foi debatido na ETEC Sebastiana Augusta de Moraes com os alunos do 1º ano do ensino médio

Nesta quarta-feira, 29, a psicóloga da Unimed Andradina, Laís Calvoso, participou de um encontro com os alunos do 1º ano do ensino médio da escola agrícola ETEC Sebastiana Augusta de Moraes. Na ocasião, ministrou uma palestra com o tema “Bullying não é brincadeira” e debateu, junto aos participantes, as graves consequências que esse tipo de comportamento pode gerar.

Durante a palestra, a psicóloga pôde mostrar a diferença entre bullying e brincadeiras, além de esclarecer aspectos da Lei nº 13.185, de 06 de novembro de 2015, que classifica o bullying como intimidação sistemática. “É importante que os jovens aprendam a reconhecer os limites da brincadeira, em muitos casos, o ato de brincar encobre a violência da ação, portanto, entender as características do bullying é essencial para combate-lo. Outro ponto, é que a legislação aponta esse ato como violência e coloca nos estabelecimentos de ensino o dever de realizar trabalhos de conscientização e prevenção sobre o tema”, explanou Laís Calvoso.

O encontro também serviu para explicar sobre os diferentes tipos de bullying, como verbal, moral, sexual, físico, psicológico, entre outros. “Violentar alguém não é algo apenas físico, outras situações se caracterizam como violência e muitas pessoas não imaginam. Por isso, o conhecimento é importante para discernir o quanto determinada ação é prejudicial ou não a minha pessoa”, explicou Calvoso.

Por fim, Laís comentou dos sérios problemas que uma pessoa traumatizada pelo bullying pode sofrer, “muitos casos de depressão têm como raiz violência psicológica sofrida na infância, sem contar a quantidade, cada vez maior, de suicídios cometidos por indivíduos com esse tipo de trauma. Portanto, denunciem todo e qualquer ato de bullying, você pode estar salvando uma vida”.