Viver Bem
14 de novembro de 2022
Silenciosa e fatal. Cuidado com a Diabetes!
Silenciosa e fatal. Cuidado com a Diabetes!

A diabetes é uma condição causada por problemas na produção ou na absorção de insulina, um tipo de hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda o corpo nos processos de quebra da glicose, fato que permite que tenhamos energia para manter o organismo funcionando.

Tipo de Diabetes

A diabetes tipo 1 é caracterizada pela não-produção ou baixa produção de insulina pelo pâncreas. Essa é uma doença que costuma afetar, mais comumente, adolescentes e jovens, fazendo com que eles tenham que utilizar, durante toda a vida, a insulina – de forma não orgânica.

No caso da diabetes tipo 2 é caracterizada pela resistência das células do corpo à produção de insulina. Já a gestacional, ocorre durante a gravidez, situação em que há desequilíbrio de açúcar no sangue, geralmente, devido o ganho rápido e excessivo de peso.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes alguns fatores são preponderantes para a manifestação da doença, como: histórico de diabetes na família, pressão alta, alterações do triglicerídeos ou colesterol, sobrepeso, síndrome do ovário policístico, apneia, diabetes gestacional, dentre outros.

Prevenção

Para a prevenção da diabetes é exigido uma mudança no estilo de vida. Mesmo sendo uma doença de origem genética, estima-se que 90% dos casos poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: reduzir o açúcar na alimentação; praticar atividades físicas regularmente; manter o peso em uma faixa saudável; evitar o álcool e não fumar; manter uma alimentação equilibrada.

Programa de Gerenciamento de Doenças Crônicas

A Unimed Andradina, por meio do setor do Viver bem, oferece aos seus beneficiários o Programa Gerenciamento de Doenças Crônicas, gratuito, e destinado a pessoas acima de 45 anos e portadores de Diabetes, Mellitus, Hipertensão ou Obesidade. As inscrições podem ser realizadas através do telefone (18) 3702-4000 ou pelo e-mail [email protected].