Viver Bem
17 de outubro de 2022
Uma dose de amor e cuidado. Vacine-se!
Uma dose de amor e cuidado. Vacine-se!

Não há dúvida, as vacinas representam um grande avanço da ciência aplicada na medicina, erradicando doenças e amenizando danos de inúmeras outras patologias.

Desta forma, os imunizantes têm como objetivo principal fortalecer o sistema imunológico do indivíduo, incitando a produção de anticorpos contra determinados microrganismos, causadores de doenças.

Uma questão muito comum é sobre a eficácia da vacinação em comparação com os anticorpos adquiridos com a própria doença. Fato é que ambas situações incitam o sistema imune, no entanto, os imunizantes podem protegê-lo contra a patologia e suas complicações. Logo, se tornar imune através da vacina é muito mais seguro.

Além disso, o ato de se vacinar contribui, significativamente, com a saúde de outras pessoas ao seu redor, já que alguns indivíduos – por motivos diversos – podem não ter acesso ao processo vacinal.

Outro ponto bastante questionado é sobre a faixa-etária em que as vacinas são aplicadas. Muitos, de forma errônea, acreditam que apenas crianças devem estar em dia com seus imunizantes. No entanto, além dos ‘pequenos’, adolescentes, adultos e idosos também devem ficar de olho no esquema vacinal.

Portanto, quando o assunto for a sua saúde e a de todos aqueles que você ama, não pense duas vezes, vacine-se!