Viver Bem
09 de julho de 2019
Você sabia que existem cerca de 1,2 milhão de cegos no Brasil?
Você sabia que existem cerca de 1,2 milhão de cegos no Brasil?

No dia 10 de julho, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Ocular, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira no mundo poderiam ser evitáveis ou tratáveis se as pessoas recebessem atendimento correto no tempo adequado. Já no Brasil, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem cerca de 1,2 milhão de cegos.

É sempre bom ressaltar que 70% da nossa relação com o mundo se dá através do sentido da visão. Portanto, não enxergar bem, inevitavelmente, leva a uma vida incapacitante, acarretando em consequências sociais, psicológicas e econômicas ao indivíduo.

A partir dos 40 anos de idade, a visão começa a dar sinais de mudança: é a chamada vista cansada (presbiopia), que não é uma doença, mas um fator normal, decorrente do envelhecimento. A chamada vista cansada, uma alteração que acontece no cristalino, impede a pessoa de enxergar bem de perto.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta para três dos mais graves problemas visuais, que podem levar à cegueira a partir dos 60 anos: a Catarata, o Glaucoma e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DRMI).

Principais sintomas das doenças oculares

- Visão embaçada

- Tremor nos olhos

- Dificuldades de se adaptar à luz

- Olhos vermelhos

- Olhos lacrimejando

Alguns desses sintomas nem sempre estão relacionados a problemas sérios de visão, mas se sentir qualquer desconforto é fundamental procurar auxílio médico especializado para tratar e prevenir possíveis complicações.

8 hábitos principais para prevenir doenças na visão

- Cuidado com o sol: usar óculos de sol reduz a exposição dos olhos aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta.

- Cuidado com a exposição excessiva às telas de TV, computador e smartphone: ficar muito tempo em frente às telas pode causar ressecamento dos olhos, cansaço visual e distúrbios do sono.

- Evite coçar os olhos: pode causar irritações, lesões oculares ou até problema na córnea. Em clima seco, hidrate os olhos com colírios lubrificantes.

- Cuidado com o uso excessivo de colírios: automedicação deve ser evitada. Corticoides são particularmente preocupantes pelo risco de induzirem ao glaucoma e à catarata.

- Durma no mínimo 8 horas por dia: dormir pouco pode causar irritação nos olhos e cansaço visual.

- Tenha uma alimentação balanceada: uma alimentação rica e diversificada, incluindo vegetais verdes escuros e legumes, peixes e sementes, fornece vitaminas benéficas para o funcionamento da retina.

- Procure ajuda médica caso perceba anormalidade na visão: o diagnóstico precoce evita complicações. Realize consultas regulares para avaliar a qualidade da visão e atualizar o grau dos óculos, se necessário.

- Cuidado com produtos muito próximos aos olhos: produtos químicos, maquiagens e tinturas podem causar irritação e alergias nos olhos e nas pálpebras. Sempre retire a maquiagem dos olhos antes de dormir.